domingo, 23 de dezembro de 2007

Feliz Natal



Natal é Alegria!
Diz canção popular: "Tristeza não tem fim, felicidade sim". Realmente para a maioria das pessoas este conceito é verdadeiro pois Natal para elas é apenas festejo, guloseima, bebedeira, uma alegria momentânea, passageira.
O verdadeiro Natal é alegria verdadeira, porque Natal é Jesus nascendo nos corações tristes e aflitos, Natal é ser alimentado do Pão da Vida, é beber da água da vida, Natal é felicidade eterna, é ter Jesus, fonte de plena alegria: “Tu me farás ver os caminhos da vida. Na tua presença á plenitude de alegria, na tua destra delícias perpétuamente” Salmo 16:11.
Natal é gozo, é ALEGRIA verdadeira, é a alegria do Espírito Santo na vida de todo aquele que crê em Jesus. “Porque o reino de Deus não e comida, nem bebida, mas justiça e paz, e ALEGRIA no Espírito Santo” Romanos 14:17.
O Natal trouxe ALEGRIA, para todos os dias, de tal modo que nem mesmo os problemas da vida podem apagar a ALEGRIA da Salvação: “Os resgatados do Senhor voltarão e virão a Sião, com cânticos de júbilo; ALEGRIA eterna coroará suas cabeças; gozo e ALEGRIA alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido” Isaías 35:40.
A salvação do pecador é a razão do Natal. Salvação traz ALEGRIA plena. Jesus é a salvação. Jesus é ALEGRIA.

Natal é Esperança!
Os grandes problemas da vida moderna: assaltos, corrupções, sem-terra, sem-teto, desemprego, injustiça, tem trazido desespero, insegurança, perdeu-se a esperança. Falta Deus nos corações!
O Natal oferece esperança verdadeira. Mas o homem espera apenas nas coisas materiais, isto o leva ao desespero. Natal é esperança para a alma sofrida e abatida. Esperança genuína, cristã: “Porque na esperança fomos salvos. Ora esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê como o espera?” Romanos 8:24. É por isso que o justo (quem tem fé em Jesus) nunca perde a esperança: “Pela sua malícia é derrubado o perverso, mas o justo ainda morrendo tem ESPERANÇA” Provérbios 14:32.
O Natal trouxe a única ESPERANÇA: JESUS. A ESPERANÇA é a âncora firme da alma, que dá segurança todos os dias, aos que confiam nas promessas de Cristo Jesus: razão singular do Natal.
Jesus veio trazer a viva ESPERANÇA, pois este é o espírito do verdadeiro Natal. Esta é a gloriosa ESPERANÇA. Jesus é o precioso tesouro no qual deve estar depositada nossa ESPERANÇA, porque Jesus é a ESPERANÇA: certeza de salvação. Natal feliz é ter ESPERANÇA: Jesus!

Natal é Paz!
No mundo turbulento em que vivemos a humanidade grita pela paz. São guerras, o caos das grandes cidades, violência, enfim, como viver em paz?
O homem procura a paz e não encontra. No Natal muito se fala de paz, conclama-se por ela. Tudo parecendo em vão. É que o mundo quer paz “aos homens de boa vontade” (mas boa vontade homem não tem), em vez de buscar a verdade: “Paz aos homens a quem Deus quer bem”. É Deus quem nos dá a PAZ.
O verdadeiro Natal trouxe a paz, trouxe Jesus: “Ele é o Príncipe da PAZ é uma PAZ maravilhosa que a humanidade não pode entender, mas pode experimentar. “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus” Filipenses 4:7
A PAZ que Cristo oferece, a Paz do Natal é eterna, para sempre. “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” João 14:27.
Deus quer bem a você. Jesus ama você, por isso morreu na cruz, para dar-lhe o perdão, a salvação, a Paz. Natal é o evangelho da PAZ. Em Cristo jesus, e somente nEle, a humanidade encontra a verdadeira PAZ.
Natal é ter Jesus. Ter Jesus é ter PAZ. Então, Natal é ter PAZ. PAZ para sempre!

Natal é Luz!
Jesus afirmou: “Ainda um pouco a LUZ está convosco. Andai enquanto tendes LUZ, para que as trevas não vos apanhem; e quem anda nas trevas não sabe para onde vai” João 12:35. Esta é a situação do ser humano sem Jesus: está perdido nas trevas do pecado. Entretanto o Natal chegou para oferecer LUZ: JESUS!
“Eu sou a Luz do mundo, quem me segue não andará em trevas, pelo contrário terá a luz da vida” João 8:12. Isto porque Jesus é a vida. “E a vida estava nEle, e a vida era a LUZ dos homens” João 1:4
Neste Natal saia das trevas e viva na LUZ. Abra o seu coração, receba Jesus e brilhará no seu viver a verdadeira LUZ: “Ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da Glória de Deus na face de Cristo”.
Natal é LUZ que estará com você em toda a sua vida, até estar definitivamente na glória eterna. Portanto, “Desperta ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará”.
Natal de verdade é ter LUZ. Ter LUZ é ter Jesus. Feliz com Jesus.

Natal é Jesus!
O Natal está ai, com seus foguetes, bebidas, guloseimas, troca de cartões, presentes, amizade. Talvez, para a maioria um dia de sorrisos, paz, alegria. Velas acesas, sobre as mesas fartas (enquanto em outras falta), que muitas vezes termina em tragédia, pois alegria, paz, esperança, encerram-se no apagar das luzes do 25 de Dezembro.
Depois não há esperança, alegria e a paz...pois é. Ficaram para trás; e a luz...apagou-se e não acendeu mais. Tudo volta a rotina: corações vazios (embora, barriga cheia), corações em guerra, perturbados, tristes, pesarosos, passos inseguros, cambaleantes, nas trevas...vidas vivendo sem vida.
Natal é recarregar a bateria da vida. É renovar-se de esperança. Revitalizar-se de gozo e alegria. Reabastecer-se de paz. Natal é LUZ, ESPERANÇA, PAZ, ALEGRIA, Natal é VIDA. Sem vida abundante não há Natal! Sem Jesus não há vida, então Natal será apenas festejos menos Natal de verdade.
“Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” João 14:6
Deixe Jesus nascer em seu coração. Faça do seu coração uma manjedoura para que o Salvador nasça na sua vida. Reconheça que é pecado, e arrependido, pela fé receba Jesus, o único e suficiente Salvador. E experiente o verdadeiro Natal. Natal de Jesus. Natal de Esperança, Alegria, Paz, Vida e Luz!
Feliz Natal! Porque Natal é Jesus no seu coração!
[Pastor Mário Roberto de Castro Souza - Igreja Presbiteriana Shalom]

2 comentários:

Unknown disse...

É isso ai MaRRY!!!

Natal é mais que celebração, mais que shoppings lotados,avenidas decoradas por corações vazios... é o marco da nossa existencia pois ele vive em nós!.marco da nossa fé,da nossa fonte Jesus Cristo!

Que nosso natal seja uma vida,e ñ uma celebração.Que esse clichê "verdadeiro sentido do natal" não seja uma frase criada pela mídia ou igreja,ou qualquer coisa, que o verdadeiro sentido,as boas novas,o nascimento do pecado para Vida eterna seja nosso respirar,e o depositar da nossa fé,nossa esperança!

Continua nele!
Abraçosss

Unknown disse...

Mah !!!

Q tds os cristãos possam ser reabastecidos de vigor neste momento de esperança...q a fé de cada um esteja firme em JESUS !
Nos lembremos de q o Natal não se trata de uma paz exterior como o mundo o retrata, como o mundo o quer...mas de uma Paz eterna, uma Paz íntima, q só quem tem Jesus no coração pode sentir.

Mah q vc possa sentir JESUS caminhando com vc em tds os momentos de sua vida !!!