terça-feira, 4 de setembro de 2007

Memória do Coração




Nosso sistema imunológico é composto basicamente por anticorpos. Moléculas que neutralizam os antígenos que, por sua vez, são moléculas estranhas ao organismo, produzidas por bactérias, protozoários, vírus e etc. Após neutralizar o antígeno os anticorpos produzem um tipo de memória. Quando o antígeno do mesmo tipo atacar novamente a memória do anticorpo é ativada. É como se nosso organismo aprendesse com os erros!

Mas é claro que eu não quero dar uma aula de biologia...mesmo porque não é lá uma matéria que me agrade muito. Mas ao estudar essa matéria, mais uma vez presenciei a maravilhosa criação de DEUS! De como Ele pensou em casa mínimo detalhe, alias em casa microscópico detalhe. Durante a aula sobre o tal sistema imunológico comecei a relacionar as coisas. Nosso organismo cria uma memória anti-doença repetida, e porque nosso coração não cria uma memória anti-pecado repetido?

A Bíblia diz que “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus.” Romanos 3:23. Sim, todos! É a natureza do homem! Não tem jeito... opa! Peraí... João disse a respeito de Jesus “Este é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” João 1:29! Tem jeito sim! Graças a Jesus Cristo, que veio ao mundo para nos salvar do pecado e morrer lá na cruz em nosso lugar.

DEUS não se agrada do nosso pecado. Ele não suporta o pecado. Mas Ele é Pai! Pensa quando você era criança e quebrou o vaso preferido da sua mãe. Ela com certeza não gostou. Mas ela é sua mãe, que te ama, e te perdoa. Hoje ela nem deve lembrar do tal vaso. Sempre uso o exemplo do amor dos nossos pais, acredito ser o amor que mais se aproxima do amor infinito de DEUS por nós! E DEUS é assim. Ele é Pai e nos ama!! E nos perdoa esquecendo nosso pecado. Quando pecamos estamos fora da comunhão com DEUS. Ao pedir perdão a comunhão é restabelecida. É inexplicável simples, bom e de um amor inexplicável. Ok! Falei do pecado, do perdão, da comunhão...e o tal sistema imunológico? Onde entra?

Entra agora! Na nossa parte! Na nossa memória, na memória do nosso coração. DEUS perdoa e apaga esse pecado da nossa vida. Glória a DEUS por isso! Mas o pecado fica na nossa memória, nós sabemos que é errado e que quebra nossa comunhão com o Pai. Mas porque volta e meia ainda caímos nos mesmos pecados?

Somos falhos, não é verdade? É, é verdade. Somos pecadores, nossa natureza é pecadora. É, também é verdade. Mas nenhum desses justifica cairmos em pecado. Algum de nós pode dizer “mas sou pecador mesmo né...” ou “...a carne é fraca!” ou coisas do tipo. Não!Não existe justificativa. A Palavra de DEUS é clara ao dizer que ao sabermos, ao conhecermos, a Palavra devemos segui-la e coloca-la em prática. E também fala que quando aceitamos a Cristo como nosso Salvador morre o velho homem para que nasça o novo, e que não vivamos mais da carne, mas sim do Espírito de DEUS que habita em nós. Somos templo do Espírito, morada de Deus. Devemos viver em Santidade, cuidando para que permitamos que o pecado continue a dominar nossos desejos (Romanos 6:12). Mas sim que a luz de DEUS domine nosso espírito, fazendo com que obedeçamos a Ele.

Devemos nós aprender com nossos pecados. Como os anticorpos. Deixar na memória que o pecado é errado, lembrarmos o quanto já nos fez mal, nos afastou de DEUS e não O agradou. Acho que todos nós temos o chamado “pecado de estimação” (Tiago 1:14-15), não se surpreenda se o inimigo usa-lo para fazer você cair. Mas tenha certeza que podemos resistir. Na primeira carta aos coríntios, Paulo nos diz que “não vos sobreveio tentação que não fosse humana, mas Deus é fiel, e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças” (10:13). Nunca além das nossas forças. Assim como o Senhor não nos da um fardo pesado que não possamos carregar, Ele não permite que o inimigo nos tente além das nossas forças.

Portanto, “dediquem-se a oração, estejam alerta e sejam agradecidos.” Colossenses 4:2. E se algum de nós tem falta de sabedoria, oremos pedindo a Deus, que a todos dá livremente de boa vontade e nos será concedida (Tiago 1:5). Que Ele nos dê sabedoria e discernimento de tais pecados. Que nos ajude a criar “anti-pecados” em nossos corações.

"Mas se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça. E se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mostos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.” Romanos 8:10-11.

3 comentários:

Letícia disse...

amém, Marry!!!! escreveu muitíssimo bem! vai entender esse Amor, né? :)

bjoooooo

~* Luuh disse...

Anticorpos!!
Precisamos ser como eles, aprendendo com os erros e falhas! Moldados a partir DELE, o nosso PAI! E viver sempre a vida de amor, nova vida, que Ele tem para nós!

Amo-te lindona!
Que o Papai continue te fazendo benção! ;D

Rafael disse...

Má !!!
Esteja cada vez mais fime nesse caminho de Luz...de Vida...de Verdade...esteja sempre atenta pra não cair nas ilusões do mal...lembre-se sempre q a Verdadeira Felicidade nós encontramos em Jesus

Fica com DEUS