quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Será que o mal existe?

Alemanha, inicio do século 20.
Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com esta pergunta: “Deus criou tudo o que existe?"
Um aluno respondeu valentemente: "Sim, Ele criou!".
"Deus criou tudo?" Perguntou novamente o professor.
"Sim senhor", respondeu o jovem.
O professor respondeu, “Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau?"
O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, feliz, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era um mito.
Outro estudante levantou a mão e disse: "Posso fazer uma pergunta, professor?"
"Lógico", foi a resposta do professor.
O jovem ficou de pé e perguntou: "Professor, o frio existe?"
"Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?"
O rapaz respondeu: "De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é suscetível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor. E, existe a escuridão?", continuou o estudante.
O professor respondeu: "Existe."
O estudante respondeu: "Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz. A luz pode-se estudar,a escuridão não! Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta,com suas diferentes longitudes de ondas.A escuridão não! Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz. Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim? Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente”.
Finalmente, o jovem perguntou ao professor: "Senhor, o mal existe?"
O professor respondeu: "Claro que sim, lógico que existe, como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal."
E o estudante respondeu: "O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações. É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz."
Por volta dos anos 1900, este jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeça permanecendo calado. Imediatamente o diretor dirigiu-se àquele jovem e perguntou qual era seu nome.
E ele respondeu: "Albert Einstein".

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

"Salvos para Servir"

(Foto da semana da minha 1ª equipe!)


"Tudo o quanto fizerem, façam de todo o coração,
como para o Senhor e não para homens."
Filipenseses 3:23


Esse ano o MAB (Mocidade da Ação Bíblica), acampamento da minha igreja, completa 50 anos. Meio século de existência, meio século de serviço para Deus. Fico imaginando quantas coisas não aconteceram por lá, quantas risadas, quantos choros, quantas brincadeiras, quantas orações, quantos louvores foram cantados, quantos estudos da Palavra, quantas histórias...nossa!Muitas coisas!Quantas pessoas já passaram por lá, quantos foram levados a Cristo por meio desse ministério.
Costumo dizer que Deus paira sobre aquele lugar. É como se fosse totalmente separado do mundo, e de certa forma é. Como em cada minímo detalhe, se olharmos com atenção, vemos a mão do Criador. Como no decorrer da história do MAB Deus cuidou de cada detalhe. A paz que sinto lá é inexplicavel! O amor por esse ministério também!
Conheci o MAB aos 8 anos de idade. Minha primeira temporada foi em janeiro de 1998. Não lembro de muitas coisas, mas as principais e especiais, com certeza, estão na memória. Uma amiga da escola nos convidou(não preciso mencionar que agradeço sempre a Deus pela vida dela e da família dela, né?! Bim, amo você sis!), meus pais não são cristãos mas deixaram que eu e meu irmão fossesmos sem problema. E foi assim que conheci o MAB. Fui em todas as temporadas até julho de 2000 ou 2001, não me lembro ao certo, acho que 2001.
Nos 4 anos seguintes, por diversos motivos, não fui em nenhuma das temporadas. Em julho de 2005, em resposta de oração, Deus permitiu que eu voltasse aquele lugar. E foi ai que DEUS usou o MAB para mudar a minha vida, para transformar de vez o meu coração. Como aquela temporada foi especial. Como eu estava com saudade de lá e, durante esses 4 anos, não tinha me dado conta. Comecei a ir na igreja e a buscar mais o Senhor.
Janeiro de 2006 foi minha primeira equipe. Primeiro serviço pra Deus, para mim foi como a confirmação do meu compromisso com Ele. Eu não sei dizer, acho que nem cabe em palavras, o que eu senti naquela temporada, tanto fazendo equipe quanto de acampante, e como mais uma vez Deus tocou meu coração, moldou-o e me fez crescer. Naquela semana eu entendi o que significava uma placa grande que tinha visto lá no MAB, que dizem ser o "lema" da equipe, e trás a seguinte frase: "SALVOS PARA SERVIR!". Entendi o que Deus queria de mim, aliás, de nós. Sermos servos, servos livres. Servos que Ele ama, servos que amam a Ele. Trabalhar na obra dEle! Pow, e como é bom!! Como é bom estar trabalhando para Deus, fazendo as coisas para Ele. Mesmo que seja lavando pratos e banheiros no acampamento, cuidando dos acampantes, dos esportes, dando estudo ou contando histórinha. Lá tudo é pra Deus, porque aquele lugar foi santificado para a obra do Senhor.
Nós, salvos pela graça e sacrifício do Senhor Jesus, fomos salvos para estar com Deus. Deus nos quer no campo, nos quer trabalhando, nos quer usando o dom que Ele nos deu. É todos temos um dom, dom espiritual, um dom vindo de Deus. E, se veio de Deus, nada mais certo que usa-lo para a obra de Deus. O Senhor nos chama para servi-Lo, nos chama para participarmos da obra dEle, dos planos dEle. Ele chama e Ele capacita! Nos capacita para estarmos fazendo de acordo com a vontade dEle, de acordo com o sonho do coração dEle.
Se você ainda não descobriu o dom que Deus te deu, ore a Ele, peça que e revele. Quem sabe que dom você tem? Pode ser de exortação, de pregar, pode ser de evangelismo, tocando algum instrumento ou cantando, de oração e mais uma infinidade deles. Deus pode usar qualquer coisa que tenhamos para nos permitir participar dessa obra, e Ele com certeza te deu algo especial para ser usado em algo muito especial também. E quando descobrimos e corremos atrás para usa-lo, mas que prazer! Como é maravilhodo, como faz bem ao nosso viver.
É certeza que o MAB foi, e ainda é, uma benção na vida de muitas pessoas, direta ou indiretamente.
Obrigada meu Deus por aquele lugar. Obrigada pela vida das pessoas que trabalharam para ele estará, que batalharam por aquele ministério. Obrigada pela vida do Reinaldo e da Ana que dedicam suas vidas para cuidar desse ministério. Obrigada por ter me levado aquele lugar e permitir que eu esteja dentro dessa história.
E se você que leu tudo isso ainda não conhece o MAB...você não sabe o que está perdendo!

domingo, 21 de outubro de 2007

Enjoy the Process



"Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor,
planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano,
planos de dar-lhes esperança e um futuro."
Jeremias 29:11


Quem nunca ouviu aquele ditado "Deus escreve certo por linhas tortas" querendo dizer que, mesmo que aconteça algo muito ruim na sua vida, Deus sabe o que faz. Mas se Ele sabe o que faz, não faz sentido dizer que escreve em linhas tortas, não?

Como diz uma música do Pimentas do Reino "Deus escreve certo por linhas certas, torto é quem não sabe interpretar". Deus nos conhece desde antes de nascermos. Ele nos ama desde o princípio! Ele sabe de tudo. Será que Ele decidiu errado, escreveu torto alguma vez? Não!! Deus é o dono da verdade, Ele a tem, Ele é a verdade. Sabe todas as coisas, é o Princípio e o Fim. Eles escreve, sim, certo e por linhas bem retinhas, torto somos nós que tantas vezes não vemos o quão certo é.

Recebi um e-mail que dizia o seguinte "enjoy the process". É isso mesmo. Enjoy! Curta o processo. Se você está passando por uma má fase em que "nada dá certo" e acha que é Deus escrevendo torto, meu querido, esse é o processo! Curta-o! É, eu sei, é fácil falar! É algo que serve muito para mim também. Deus que nos mostrar algo com esse processo, quer nos fazer aprender e crescer com esse processo. Nada do que Deus faz é em vão! Em tudo Ele sempre terá algo a nos mostrar e ensinar. Jesus em tudo que falou e fez sempre tinha um ensinamento e algo importante para nós.

Volto a usar nossas mães como exemplo. Essa comparação ouvi em uma pregação do Pr. Lisâneas da Batista do Morumbi. Quando vamos sair de casa e nossa mãe fala "Pega a blusa meu filho" e geralmente pensamos "Pow, mas ela sempre fala isso!" (Crianças principalmente, né?hehe) e ficamos emburrados. Mas ela insiste e, ainda emburrados, pegamos a blusa e saímos. Mais tarde fica frio e vem sempre (incrível como é sempre!) aquele pensamento "Ela tinha razão!". É um processo. Ela falou, nós batemos o pé querendo fazer do nosso jeito, ela insiste, e nós, de má vontade, pegamos...mais tarde tudo fica bem e quentinho.

O Senhor tem planos para as nossas vidas, Ele nos planejou e amou desde sempre (e para sempre!). Os planos de Deus são a nossa blusa, que nem sempre queremos "pegar" porque queremos fazer do nosso jeito, usar a "roupa" que escolhemos. Quando ficamos bravos, não querendo a blusa, não aceitando, é o processo. É o processo que precisamos passar. Precisamos passar para aprender, para crescer e, mais tarde, entender os planos de Deus para nós. As vezes podemos estar passando por diversos processos e Deus quer agir em cada um deles, Ele quer moldar nosso coração. Tenha fé nisso querido. Deus não faz nada em vão...e nem pela metade, se estivermos debaixo da vontade dEle! Aceite a "blusa" que Ele está te oferencendo.

Na minha vida tenho passado por diversos processos. Tenho pedido muito a Deus sabedoria para aceita-los, para aceitar o que Ele tem pra mim, seja em que área da minha vida for. Quero aceitar a blusa que o Pai está me oferecendo, e também deixar que Ele me vista, para depois não passar frio.
Meu querido, seja qual for o processo que você está passando tire o melhor dele. Pode ser que você esteja passando por um momento realmente ruim, mas abra os olhos, apure os ouvidos, abra o seu coração e esteja atento ao que Deus tem a te mostrar.




É Fácil Sorrir

Quando as coisas não acontecem do jeito que eu quero
Em lugar de ficar triste é melhor quando espero
Pra saber o porque, o que o Senhor quer me mostrar
O que Ele quer dizer quando não faz aquilo que o meu coração quer mais

É facil sorrir quando a gente acredita que Deus toma conta da nossa vida
E é tão bom saber que Ele vai suprir qualquer necessidade que eu sentir, mas...
As vezes fica dificil acreditar que aquilo que eu quero não é o melhor pra mim
Então procuro meu Senhor, e Lhe digo que não consigo entender,
Mas que posso crer que Ele sabe realmente o que é melhor.

Agradeço Senhor por fazeres de minha vida só aquilo que tu queres,
Agradeço porque apesar do que sou Senhor ainda me trata com tanto amor
É fácil sorrir quando a gnt acredita que Deus toma conta da nossa vida
E é tão bom saber que Ele vai suprir qualquer necessidade que eu sentir
Só Deus pode suprir qualquer necessidade.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

O que faz você feliz?

Comer morango com a mão
Por açucar no abacate
Brincar com melão, goiaba, romã, jaboticaba
Ou é o gostinho de infância que te faz feliz?

Cuspir sementes de melancia

Falar besteira, ficar sem fazer nada
Plantar bananeira ou comer banana amassada

A lua, a praia, o mar
A rua, a saia, amar…
Um doce, uma dança, um beijo,
Ou é a goiabada com queijo?

Afinal, o que faz você feliz?

Chocolate, paixão, dormir cedo, acordar tarde,
Arroz com feijão, matar a saudade…
O aumento, a casa, o carro que você sempre quis
Ou são os sonhos que te fazem feliz?

Um filme, um dia, uma semana
Um bem, um biquíni, a grama…
Dormir na rede, matar a sede, ler…
Ou viver um romance?

O que faz você feliz?

Um lápis, uma letra, uma conversa boa
Um cafuné, café com leite, rir à toa,
Um pássaro, ser dono do seu nariz…
Ou será um choro que te faz feliz?

A causa, a pausa, o sorvete,
Sentir o vento, esquecer o tempo
O sal, o sol, um som,
O ar, a pessoa ou o lugar?


E ai, o que faz você feliz?
:D

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

As Maçãs

Semana passada passei a semana inteira resfriada e, por conta disso, estava tomando montes de remédios. Aos sábados as 4:30 sempre temos ensaio do grupo de louvor, que faço parte. Então no sábado passado estava me arrumando e talz, arrumando minha bolsa e a cada voltinha que eu dava colocava alguma coisa dentro dela. Coloquei minha bíblia, meu caderninho de anotações, meu estojo, minha carteira, maquiagem, meus rémedios para tomar mais tarde e , como de costume, maçãs para comermos depois do ensaio/antes da mocidade começar.

Beleza!Tudo pronto, peguei tudo e sai. Poxa, a minha bolsa estava realmente pesada e escorregando do meu ombro, mas tudo bem. Peguei ônibus, entrei, sentei e só! Peguei aquele Ana Rosa que sobe a Av. Rebouças direto e depois vai a Av. Paulista inteira pra depois descer e pegar o metrô na estação Paraíso. Já no finalzinho da Av. Rebouças tem o Hospital das Clínicas e um ponto de ônibus. O motorista parou e algumas pessoas entraram, dentre elas um homem. Ele estava sujo, com a barba por fazer e uma roupa aparentemente velha e bem gasta.

Assim que entrou ele começou a falar várias coisas que eu não entendi muito bem e pensei comigo "Ele deve estar bebado!" e virei para olhar a janela enquanto ele continuava a falar. Comecei a prestar atenção no que aquele homem dizia. Disse que era um mendigo, que com esse tempo frio ele estava doente, resfriado(de fato estava mesmo!), e que não conseguia pedir dinheiro por diversos motivos. Nisso o motorista e o cobrador do ônibus falaram que ele não havia pedido permissão para pedir dinheiro dentro do ônibus e que ele teria que descer no próximo ponto. O mendigo se desculpou e concordou em descer. Passou por baixo da catraca e andou pelo ônibus com a mão esticada pedindo dinheiro. Eu nem olhei para ele pois sou totalmente contra dar dinheiro para as pessoas na rua(vai saber se ele realmente vai compara comida ou vai parar no próximo bar e comprar uma bebida?Infelizmente, é uma realidade!!).

Ele foi e voltou pelo corredor do ônibus diversas vezes com a mão esticada e algumas moedinhas que outros passageiros deram a ele. Ele ia passando e perguntando "Mais alguém? Mais alguém?" e sempre agradecia desejando que Deus abençoasse. Quando estava perto do próximo ponto ele passou para o fundo do ônibus perguntando "Mais alguém?". Nisso meu coração apertou! Mas muuuito mesmo! Mas pensei comigo "Não vou dar dinheiro a esse homem!!". Do fundo do ônibus ele voltou para o meio, onde eu estava e parou bem próximo a mim. Ai me deu um estalo e me lembrei...as maçãs!!Abri minha bolsa e entreguei a ele um saquinho com as três maçãs que faziam peso na minha bolsa. O rosto dele iluminou e abriu um sorriso e só repetia "Vejam só que benção!Que benção! Deus te abençoe!". Desejei o mesmo a ele e fiquei ouvindo ele indo para o fundo para descer e dizendo "Deus te abençoe!".

Confesso que meu coração ficou bem tranquilo. Quando desci no meu ponto coloquei a bolsa no ombro e pensei comigo "Como ela ficou leve!" e era realemnte verdade! Estava leve, mais fácil de carregar! E fiquei pensando como temos tantos pesos a carregar, não só pesos!Mas como temos tantas coisas necessárias a nós e não tão necessárias assim, coisas a mais. O pessual do louvor e eu podiamos muito bem ficar sem as maçãs um sábado, e aquele homem? Temos tantas coisas que podemos oferecer as outras. Tantas coisas que temos a mais ou o suficiente. Sejam maçãs, seja uma blusa num dia de frio, seja carinho, seja a Palavra de Deus. E tem tanta gente que precisa de tudo iss.Não sei o nome daquele homem, não sei nem se ele realmente comeu aquelas três maçãs, mas tenho orado a Deus que esteja abençoando a vida dele.